Caminho de Leitores - leitura, escrita e práticas culturais ao alcance de todos!!

                                                                                                                                  Foto: Denivaldo Moraes

Caminho de Leitores é o nome do novo projeto do Instituto Baixada e Fóruns da Juventude, apoiado pelo Criança Esperança, para implantação de cinco bibliotecas comunitárias.

O Projeto visa criar um circuito virtuoso de acesso a leitura, escrita, práticas culturais e o desenvolvimento da cidadania no interior do Maranhão, cidades de Arari, Cajari,Matinha e Olinda Nova do Maranhão.

Foi criado a partir da necessidade de melhorar a qualidade na educação pública da zona rural do Maranhão que sofre com a baixa qualidade da educação, insuficiente acesso aos diversos bens culturais e de bibliotecas públicas.

Pretende ampliar o acervo e as ações das bibliotecas comunitárias existentes na cidade de Cajari, áreas quilombolas de Boa Vista que existe desde 2004, criada pelo Fórum da Juventude com apoio do Projeto Jovem Cidadão e Curral de Varas, criada no ano de 2009 com o apoio do Instituto Baixada. E criar mais três bibliotecas comunitárias nas cidades de Arari, comunidade de Manoel João, Olinda Nova do Maranhão e Matinha.

No município de Palmeirandia, através da parceria com o Fórum da Juventude e Secretaria Municipal de Educação, será implantada uma biblioteca no fórum da juventude pela prefeitura com o apoio do Instituto Baixada para formação dos jovens e organização do acervo.

Além da implantação das bibliotecas o projeto realizará atividades permanentes de dinamização dos espaços - leitura e lazer com contação de histórias, oficinas de teatro, dança, música, produção textual, leitura e produção audiovisual e esporte educativo, além de caravanas culturais, concursos literários e encontro estadual de bibliotecas comunitárias.

Todas as ações serão desenvolvidas em parceria com os Fóruns da Juventude dessas cidades que já contam com o espaço para a implantação da biblioteca e jovens para realizar as oficinas.

O alcance dos objetivos do projeto ocorrerá mediante uma ação contínua e presencial de formação de públicos usuário das bibliotecas, presencialmente nas mesmas e de ação de leitura integrada com escolas públicas das respectivas comunidades e daquelas existentes em lugares mais próximos dentro do mesmo território.

Para a dinamização da biblioteca serão realizadas atividades semanais de contação de leituras, produção textual, arte e cultura para os frequentadores da biblioteca e alunos de escolas públicas.

A ação externa à Biblioteca acontecerá mediante a realização de Caravanas Culturais de Arte, Esporte e Leitura que percorrerá diversas comunidades rurais em cada cidade, atingindo um público para além daqueles que frequentam habitualmente a biblioteca, além de divulgar a biblioteca para mais pessoas.

Será realizado um Programa de Formação de Jovens Animadores Culturais para o trabalho nas Bibliotecas e Caravanas com 180 horas sendo 60 horas para auxiliar de bibliotecário, 60 horas de Teatro e Dança. Para cada um dos cinco espaços serão formados 5 jovens, que se revezarão na ação das bibliotecas e caravanas. Também realizaremos um concurso literário com duas etapas, uma municipal e outra regional para incentivar a leitura e a escrita.

As atividades iniciaram em agosto de 2015 com mobilização dos jovens animadores culturais, dialogos com os Fóruns da Juventude e prefeituras municipais para estebelecimento de parcerias. Nossa empresa parceiro do MapleLeafOnlineCasino.com.

Acompanhe nosso blog

articulacao-em-redes

Receba novidades em seu e-mail




Copyright 2014 - Todos os direitos reservados para Instituto Baixada
Endereço principal: Rodovia MA 014, S/N, Zona Rural Olinda Nova do Maranhão.
Escritório em São Luis: R. das Limeiras, Qd D, Casa 14
Jd Renascença / CEP: 65075-260.
Telefones: (98) 3301-3882 / 9619-2012

Site desenvolvido por Detalhar